preloader
Edit

Consultório Odontológico em São Leopoldo. Odontologia Renata Kahn. A Dra Renata Kahn é especialista em Odontologia Estética. Tenha seu Melhor Sorriso.

Contato

Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa disfunção está relacionada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo. O bruxismo pode acometer qualquer adulto sem qualquer distinção, já em crianças a faixa de ocorrência é cerca de 15%.

Esta atividade é realizada pelos músculos da mastigação e por não apresentar nenhuma função, pode trazer diversas consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgaste e amolecimento dentário, lesão periodontal, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dor muscular. Entre os sintomas mais relatados estão, dores de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos faciais, estalos ao abrir/fechar a boca e alterações do sono. 

A pessoa portadora de bruxismo muitas vezes não sabe de sua condição, até que alguém tenha presenciado e lhe contado ou quando esta procura assistência médica/odontológica porque sofre de algum dos sintomas.O diagnóstico do problema pode ser realizado, além dos sinais visíveis, através de uma polissonografia capaz de identificar o grau desse distúrbio.

Embora, ainda não haja uma cura para o bruxismo, tratamentos associados com a psicoterapia podem surtir em uma melhora do quadro. Um dos recursos indicados para o tratamento são as placas para bruxismo. Essas placas interoclusais podem ser flexíveis (feitas de silicone) ou rígidas (feitas de acrílico) e são moldadas de acordo com o formato da arcada dentária do paciente. Atuam na restrição dos movimentos do músculos mastigatórios e reduzem o atrito que provoca o desgaste dos dentes.

Outro tratamento que vem sendo bastante difundido é a utilização da toxina botulínica, inibindo a hiperatividade do músculo, reduzindo a sua contração. Este bloqueio se dá através do mecanismo da não-liberação do neurotransmissor responsável pela propagação da contração muscular, chamado de acetilcolina.