preloader
Edit

Consultório Odontológico em São Leopoldo. Odontologia Renata Kahn. A Dra Renata Kahn é especialista em Odontologia Estética. Tenha seu Melhor Sorriso.

Contato

A escolha de uma boa escova e dente é muito importante para garantir uma higienização bucal eficiente, apesar de uma ampla gama de opções nem todas de fato cumprem o seu objetivo. Em primeiro lugar, o que você avalia para a mudança da escova dental?

Em geral, as pessoas trocam a escova dental somente quando esta apresenta um grande desgaste no uso, ou pior, quando percebem a contaminação por fungo (mofo). Isso é muito perigoso, não somente para a saúde da boca mas para a saúde do indivíduo.

Fique atento as seguintes condições:

  • Desgaste leve nas cerdas;
  • Passagem por resfriados;
  • Presença de fungos;
  • Utilização igual ou maior que três meses.

Se a sua escova dental se enquadra em pelo menos um dos itens acima, está na hora de trocá-la. 

Na hora de escolher sua nova escova leve em consideração os seguintes fatores:

  • Formato: A função da escova é a remoção de maneira mecânica da placa bacteriana que está na superfície dos dentes. O ideal é que ela abranja de um a dois dentes por vez e seja capaz de alcançar todos os dentes de forma efetiva.
  • Cerdas: A parte mais importante da escova, devem ser macias e homogêneas, com acabamento arredondado para não ferir as gengivas ou danificar o esmalte dentário. Opte por uma escova com boa concentração de cerdas por tufos.
  • Cabo: Com boa empunhadura, possibilitando a realização de movimentos de maneira correta. Opções ergonômicas e emborrachadas não escorregam evitando qualquer acidente.

Paciente em tratamento ortodôntico, com aparelho fixo, deve optar por uma escova própria, ela apresenta cerdas em formato de “V” e limpa todos os espaços, além dos bráquetes e fio. A escova interdental também deve ser utilizada para limpar os espaços entre os dentes, difíceis de alcançar com uma escova comum. Para aparelhos móveis e próteses dentárias, tenha uma escova com cerdas mais duras para fazer a correta higienização. As escovas elétricas são indicadas para pessoas que apresentem dificuldades motoras, idosos e portadores de necessidades especiais, pois conferem a estes autonomia na escovação.