A escolha de uma boa escova e dente é muito importante para garantir uma higienização bucal eficiente, apesar de uma ampla gama de opções nem todas de fato cumprem o seu objetivo. Em primeiro lugar, o que você avalia para a mudança da escova dental?

Em geral, as pessoas trocam a escova dental somente quando esta apresenta um grande desgaste no uso, ou pior, quando percebem a contaminação por fungo (mofo). Isso é muito perigoso, não somente para a saúde da boca mas para a saúde do indivíduo.

Fique atento as seguintes condições:

Se a sua escova dental se enquadra em pelo menos um dos itens acima, está na hora de trocá-la. 

Na hora de escolher sua nova escova leve em consideração os seguintes fatores:

Paciente em tratamento ortodôntico, com aparelho fixo, deve optar por uma escova própria, ela apresenta cerdas em formato de “V” e limpa todos os espaços, além dos bráquetes e fio. A escova interdental também deve ser utilizada para limpar os espaços entre os dentes, difíceis de alcançar com uma escova comum. Para aparelhos móveis e próteses dentárias, tenha uma escova com cerdas mais duras para fazer a correta higienização. As escovas elétricas são indicadas para pessoas que apresentem dificuldades motoras, idosos e portadores de necessidades especiais, pois conferem a estes autonomia na escovação.