preloader
Edit

Consultório Odontológico em São Leopoldo. Odontologia Renata Kahn. A Dra Renata Kahn é especialista em Odontologia Estética. Tenha seu Melhor Sorriso.

Contato

O tratamento ortodôntico é responsável por corrigir possíveis falhas e garantir dentes alinhados corretamente, ajudando na correção da mordida (problemas de oclusão), na prevenção de cáries e doenças gengivais. Com o avanço da tecnologia, usar aparelho deixou de ser algo tão desagradável e já há diversos modelos, com diferentes finalidades, que atendem todos os perfis de pacientes. E por isso, a avaliação do ortodontista é a principal etapa na identificação de possíveis desvios. Somente através dela é possível identificar e constatar problemas na oclusão e/ou anomalias ósseas que possam interferir no tratamento.

Para que você compreenda melhor o assunto, listamos os principais aparelhos ortodônticos e suas características:

APARELHO FIXO

O aparelho fixo metálico é o modelo que mais costumamos observar, composto por bandas, fios, bráquetes e borrachinhas. O objetivo do aparelho é fazer com que os dentes sejam puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Com esse aparelho conseguimos movimentos precisos dos dentes, sendo indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário. Porém exige um cuidado maior na sua higienização e pode causar ao paciente feridas na boca e nas mucosas.

O aparelho fixo metálico pode ser também autoligado, onde o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, sem a necessidade das borrachinhas coloridas.

Para aqueles que procuram por algo mais discreto e que ainda sim cumpra seu papel, o aparelho fixo estético mostra-se como uma excelente opção. Com função igual a do metálico, o aparelho estético é feito de materiais transparentes (bráquetes de policarbonato, porcelana ou safira).

APARELHO MÓVEL

O modelo móvel é uma estratégia muito utilizada quando o paciente está finalizando o tratamento ortodôntico. Isso porque, de uma forma geral, tem a função de manter os dentes na posição certa. Ele também pode ser utilizado em crianças com ou sem dentição definitiva com o mesmo intuito.

EXPANSOR PALATINO

Tem como missão promover o ganho transversal na largura do palato (céu da boca), sendo muito indicado para jovens na correção de mordida cruzada. Para adultos, muitas vezes essa correção somente é conseguida através de intervenção cirúrgica. Além da ampliação do arco dentário, ele também ajuda no tratamento de doenças como o bruxismo.

ALINHADORES INVISÍVEIS

A sensação do momento, os alinhadores invisíveis são placas transparentes confeccionadas, geralmente, em silicone ou acetato. São totalmente personalizados, ou seja, dependem de um diagnóstico e planejamento individualizado do caso de cada paciente. O diagnóstico e planejamento do tratamento contam com o auxílio de um software que fará a indicação de placas para todo o processo. Sua versatilidade permite fácil encaixe e a remoção durante a alimentação, facilitando, assim, a higienização dos dentes. O método, contudo, não é indicado para todos os tipos de tratamento.

 Ainda, esse tipo de aparelho não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, uma vez que a troca dos alinhadores — que são responsáveis pela movimentação dos dentes — é feita em casa mesmo, de acordo com as orientações do dentista.

Consulte um ortodontista e informe-se sobre as possibilidades para o seu caso.