preloader
Edit

Consultório Odontológico em São Leopoldo. Odontologia Renata Kahn. A Dra Renata Kahn é especialista em Odontologia Estética. Tenha seu Melhor Sorriso.

Contato


Não é por que a escova tem contato direto com água corrente e o creme dental que ela esteja imune de contaminações. É por isso que devemos ter alguns cuidados com ela para sua melhor conservação:

Não deixe sua escova exposta no banheiro: Apesar de ser prático, as escovas não deveriam ser guardadas no banheiro, pois toda vez que a descarga é acionada microrganismos ficam no ar podendo alcança-la. Se for optar por guardar no banheiro, ela deve ser armazenada em um armário ou recipiente fechado longe do vaso sanitário. Você também pode optar por utilizar protetores, capinhas de plástico que cobrem a cabeça da escova de dente. Entretanto essas capinhas devem ter furos para que não acumular umidade na cerdas.

Guarde a escova sempre limpa: Ela deve ser higienizada após cada escovação com água limpa, dando uma leve batida na pia para retirar o excesso de água e umidade. Uma dica legal para higienização da escova é aplicação de antissépticos bucais, essa rotina faz com que elas mantenham-se limpas e aptas para a efetiva higienização bucal. Mas lembre-se ela deve ser trocada a cada 3 meses.

Dicas para higienização completa da sua escova de dentes:

  • Submerja e agite as cerdas em um enxaguante bucal antibacteriano durante 30 segundos. Não mergulhe a sua escova dental em um enxaguante bucal por mais de 15 minutos e não reutilize o enxaguante depois de usá-lo para a limpeza;
  • Antes do uso, borrifar uma solução de gluconato de clorexidina 0,12% nas cerdas;
  • Dissolva uma pastilha de limpeza de próteses seguindo as instruções no rótulo e mergulhe as cerdas da escova dental na solução;
  • Não é recomendado colocar a escova dental no micro-ondas ou na máquina de lavar louça. Aquecer o plástico da escova de dente pode danificar sua borda.